Backup automático do GLPI e MariaDB

Bakcup automático do GLPI e MariaDB

Para aqueles que não tem um domínio suficiente do linux ou não possuem uma equipe especializada de TI e querem garantir a segurança do sistema, podem utilizar o script abaixo para fazer o backup automático do MariaDB e do GLPI, inclusive migrá-lo para outro ambiente após a cópia de segurança.

Para migrar o banco e a aplicação para um servidor remoto, precisei instalar um ncftp, unica maneira que encontrei para passar o usuário e senha do servidor remoto de forma automática. Feito isso crie um diretório em /mnt/ como o nome backups e salve o arquivos bkp_glpi.sh nesse diretório. Altere as seguinte linhas no arquivo:

mysqldump –host=LOCALHOST –user=meuusuario –password=minhasenha –databases glpi > $DIR/$DB.sql
(Coloque seu usuário e senha do banco dados. Não utilizar o usuário root, utilize o usuário que criou para o seu bando do glpi).

tar -zvcf $DIR/glpi.tar.gz /usr/share/glpi
(Alterar para o caminho da aplicação no seu servidor).

ncftpput -f /usr/local/sbin/.backupserver.cfg -vZmRF /meuftp /mnt/backups/*
(Coloque o caminho do seu servidor FTP remoto.

Feito isso, crie o arquivo conforme comando abaixo e insira as informações do seu servidor remoto que receberá o backup.

vi /usr/local/sbin/.backupserver.cfg

Preencha com as informações abaixo, alterando para o nome do seu host, usuário e senha do servidor remoto que receberá o backup

host hostname
user meuusuario
pass minhasenha

Créditos Thiago Passamani

2 comentários em “Backup automático do GLPI e MariaDB

  1. Leo Responder

    Ola, muito bom script, mais pra restaurar tudo? como faz digamos que o hd deu pau e perdeu tudo a unica coisa que se tem é o backcup do dia anterior. como restaurar todo esse backup feito?

    • servicedeskti Autor do postResponder

      Boa noite Leo,
      Desculpe a demora, preciso ver minhas notificações, pois não estou recebendo por e-mail. Bem o backup faz o dump do banco, copia a pasta glpi compactada e move para outro diretório, ou HD externo. Para restaurar, basta subir novamente o glpi, copiar as pastas files e plugins para os mesmo diretórios. Habilite os plugins e depois rode o comando mysql -u[user] -p[senha] nome_banco_novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *